quinta-feira, 28 de maio de 2009

' Industria Cultural, PRINCIPAL EXCLUSORA SOCIAL '


Vey, sempre eu critico as novelas e todo mundo acha que eu sou estranho, pois a nação INTEIRA ama e não perde um capitulo dessas " historinhas ".
O fato é que essas novelinhas impoe valores que, na maioria das vezes, são errados.
O fato de o "mocinho" trair a sua esposa para ficar com a "mocinha" causa uma estranha alegria no telespectador.
Caracas, olha o que está acontecendo : As pessoas estão torcendo pela traição.
Poisé, viram com isso é "inconciente", mas quando nos tocamos já estamos dentro da história torcendo para as coisas erradas.
Por qual motivo a malhação só mostra jovens ( que mais parecem pré-adolescentes, pois nunca saem do ensino médio, por mais velhinhos que sejam, o cara tem 23 e tá no ensino médio no GIGA BITE, kkkkkk) atraentes e ricos??
Por que só mostra a mesma história??
POr que acompanha as modas e "novidades" ocorrentes no mundo moderno??

Sabe porquê?

Porque a TV quer manipular você te impondo valores padronizados.

Fique atento!

Você está sendo manipulado.




(Futuramente postarei uma matéria com estatísticas e com um pensamento mais profundo sobre esse assunto. Vou estar estudando a Industria Cultural para apronfundar minhas críticas.. Aguardem)



Thiago Martins

21 comentários:

  1. Bem, não acho que haja uma exclusão social sendo propagada pela indústria cultural. na verdade, o que há é uma manipulação de valores exercida pelos produtores para condicionar o pensamento das massas, que seguem as normas felizes e alegres. ^^

    ResponderExcluir
  2. Alana... Tipo... O fato das novelas, não explicitamente, incentivar um consumo exagerado de bens de consumo, de certa forma ela está excluindo o pobre dessa ação. Vamos imaginar que a Industria cultural faça uma propaganda de que todos que consumissem tal produto fosse feliz e tal's, automaticamente algumas pessoas seriam excluidas dessa tal "felicidade".. E o que mais vemos são essas coisas, pois é por esse consumo exagerado que a mídia prega que tem tantas pessoas querendo ter o que não podem, e a gente sabe a onde esse "não ter" leva, neh?? Crime. Então de certa forma há uma exclusão social dada pela Industria Cultural. Vlw Alana, não é atoa que a gente é do mesmo curso, negonaaa. :)

    ResponderExcluir
  3. É muito fácil criticar as novelas, se impor como "anti-Global" ou qualquer merda pseudo-revolucionária.

    Quero ver uma pessoa que trabalha o dia inteiro chegar em casa no fim do dia cansada e ir ler Nietzsche.

    Padrões estão em todos os lugares. Eles são parte essencial do mundo, em maior escala ou em menor. Você NÃO PODE evitá-los.

    Traição ser errada, depende do seu ponto de vista. A pessoa torce pelo que ela quiser. Valores morais são coisas variáveis e você não pode considerá-los como verdade absoluta (pegando como base seu exemplo FULEIRO de traição dentro de novelas).

    Existem muito mais motivos para o crime do que "consumo exagerado" ou "imposição midiática". Se o indivíduo não tem algo e vai pro lado negro da força, tem mais é que ser preso mesmo por ter cabeça fraca e PREGUIÇA de lutar pra trabalhar (falo isso excluindo coisas como "o governo não dá chances" e todo aquele jargão xarope de "revolucionários").

    No mais, exclusão social sempre existe e vai existir. Igualdade é um conceito utópico que nunca será alcançado, já que É NECESSÁRIO haver desigualdade para o equilíbrio.

    E se tu quiser realmente convencer alguém, é melhor aprender a escrever primeiro.

    ResponderExcluir
  4. Poxa, parece que algumas pessoas tem um extremo preconceito linguístico. Eu acho que, realmente, é mais fácil criticar o outro citando Niezstche, que, por sua vez, não é tão adequado para se estudar indústria cultural. Até porque, ao meu ver, ele era bem mais preocupado em lamentar-se que fazer análises sociais. Critique, se quiser, mas, após ler Thompson, Adorno e, até mesmo Hannah Arendt. É fácil criticar literatura, é fácil criticar o blog alheio, é fácil ser animal laborans (sim, Hannah Arendt). Quero ver deixar de ser homem massa e reconhecer que, por trás de praticamente tudo, mesmo que implicitamente, há valores ideológicos. Vai ler Hannah Arendt, Adorno e, até mesmo Nietzsche. Depois que você o fizer, pode comentar novamente. Deixe de ser animal laborans... POR FAVOR.

    ResponderExcluir
  5. "Traição ser errada, depende do seu ponto de vista."
    Acho engraçado se, por um acaso ocorrer, você for traída e seu namorado te dizer : "Ah, meu bem, depende do ponto de vista. No meu ponto de vista eu não fiz nada de errado "
    "A pessoa torce pelo que ela quiser"
    Na verdade não é bem assim. A maioria das vezes você é levada a torcer por o quê a emissora quer. Uma prova disso é a porcentagem insignificante de pessoas que torcem contra o mocinho, mesmo que ele esteja fazendo algo " errado " .
    " Existem muito mais motivos para o crime do que "consumo exagerado" ou "imposição midiática". É verdade, eu concordo que há mais motivos para o crime do que simplismente uma mídia manipuladora, mas se ela AJUDA, e muito, o crime, já não tem algo errado, não acha?

    "Se o indivíduo não tem algo e vai pro lado negro da força, tem mais é que ser preso mesmo por ter cabeça fraca e PREGUIÇA de lutar pra trabalhar" - Olha, me descupa mas você foi preconceituosa, pois veja esse exemplo : " Um pai de familia que não estudou pois nunca teve condições,largou a escola para trabalhar e ajudar sua mãe. Se ele hoje é vítima dessa exclusão, pois o avanço da qualificação da mão de obra e a ideologia que a mídia te impoe de ter muito para ser alguém, ele tem outra alternativa? Por que você não diz isso que vc escreveu aqui para um desses milhares de indivíduos de "cabeça fraca" ??

    E aquilo que você disse : " Já que É NECESSÁRIO haver desigualdade para o equilíbrio "

    É tão bom dizer isso quando se está em cima , né? Diga isso em uma favela ou pra pessoas que não tem um computador igual nós. Esperimenta!


    -

    Carol , Obrigado por gerar essa discução...
    Opiniões diversas são sempre Bem-Vindas.
    Ninguém precisa concordar com o que eu digo...
    Você poderia passar seu blog pra mim dar uma lida também, pra ver se você consegue convencer alguém com seus argumentos, pois eu to vendo que não to conseguindo :)

    Thiago Martins

    ResponderExcluir
  6. Eu penso o seguinte: cada um tem suas concepções ideológicas. E, ao menos na minha, traição é um erro... Mas, talvez para tu, Carol, não o seja. Seu namorado sabe disso?

    ResponderExcluir
  7. Velho, depende muito do que se encara como traição. Eu concordo com a Carol de cima, sabe? A gente deve abandonar esse senso comun de todos os dias e partir pra uma visão mais ampla e crítica do mundo à nossa volta. Conceitos padronizados nunca levam ninguém a nada e essa do "seu namorado sabe disso" foi simplesmente podre. Não que a minha visão seja demasiado relativista, mas é preciso ter o mínimo de consciência pra saber que não se pode julgar os outros a partir moralmente a partir de valores que "eu" julgo certo. Ah, enfim...

    ResponderExcluir
  8. Ah, gente, ficar repetindo conceitos da aula de filosofia por favor não, né? Eu acho sinceramente que a pessoa que escreveu aquela crítica ér muito menos animal laborans do que muitos de nós.

    Não tõ criticando ninguém, muito menos Thiago, e, inclusive, se entendi o que a guria quis dizer, posso afirmar com certeza que a crítica ao "aprender a escrever" se refere muito mais a conteúdo do que a estética.

    ResponderExcluir
  9. Não sei em que ponto do meu comentário eu citei Nietzsche para criticar o CONTEÚDO do texto. Foi só um EXEMPLO.

    Em nenhum ponto do texto NEGUEI o valor manipulador da mídia, até porque É ÓBVIO que existe um. Critiquei foi o MAR DE CLICHÊS que o autor do texto se afundou para tentar comentar sobre tal tema, além de abordar uma postura fraca e sustentada por argumentos comuns.

    E você, ao invés de ler os textinhos da xerox que o/a professor(a) de Filosofia passa, deveria ler as obras completas. E pode se estender para outros filósofos MUITO MAIS INTERESSANTES do que esses citados. Começa com um contemporâneo, Emil Cioran. Aposto que vai gostar.

    Existem vários tipos de traição. E isso foi OUTRO EXEMPLO distorcido.

    Se você é levado a "torcer" por algo (no caso, a mídia te incita a pensar/fazer/whatever tal coisa), você NÃO FOI OBRIGADO. Sim, você FOI FRACO e caiu na conversa mole. Mas porque quis. Logo, você torce pelo que quer SIM.

    Se o pai de família sofreu o inferno como tu disse, e for pro crime, tem que ser preso mesmo. Assim como o riquinho babaca que rouba/fuma maconha/tanto faz. É CRIME do MESMO JEITO. Os motivos não importam. O que importa é o que a pessoa FEZ e as conseqüências disso. Sendo assim é muito fácil. O pobre (agora vem dizer que tô sendo preconceituosa) mata alguém, daí dizem "ah, coitado, ele tava com fome, A CULPA É DO ESTADO DO MAL!" é muito fácil.

    Não falei que todo mundo que é pobre tem cabeça fraca.

    Ah é, você quer uma sociedade igualitária? Vai pra Cuba então. Lá com certeza você seria MUITO MAIS FELIZ.

    Além do mais, eu sou lésbica. Obrigada.

    ResponderExcluir
  10. Ah, e a crítica à escrita foi devido ao PÉSSIMO uso da gramática que você utiliza.

    Coisas como "esperimenta", "discução", "pra mim", "apronfundar", "inconciente", além da péssima noção de concordância.

    Desculpa, mas é dose. E tu ainda faz Jornalismo, devia aproveitar pra aprender a escrever direito (isso foi uma crítica construtiva).

    E além do mais, sinceramente? Acho graça em estudante de Jornalismo que acha que pode mudar o mundo e se DÁ AO LUXO de criticar a mídia dessa maneira. Se tu acha que não presta, ok. Mas até parece que esquece que é COM ESSA MÍDIA PODRE E CAGADA QUE TU VAI TRABALHAR.

    Se quer mudar o mundo, vai fazer Ciências Sociais, Ciência Política, Relações Internacionais, Antropologia... Porque com o Jornalismo, filho, tu não vai conseguir nada.

    ResponderExcluir
  11. Nietzsche lamentar-se? Justamente o contrário...

    ResponderExcluir
  12. é, "Carol" ... Só por curiosidade, Qual curso você faz (ou fez) e qual período você está ??

    ResponderExcluir
  13. Vixi, tá pegando fogo aqui!!!

    ResponderExcluir
  14. Sugiro Thiago, que você possa postar aprofundando mais sobre sua opinião a cerca da mídia como fonte de exclusão social.
    Afinal, o debate fica interessante quando todas os debatentes tem informação para poder discutir em cima de uma opinião, estando ela certa ou errada porque foram feitos os blogs senão para gerar essa encadeamento de idéias e opiniões?

    Sei que cada comentário anterior teve sua peculiaridade e exposição de fatos e dados e quando isso acontece o viável é trabalhar em cima do assunto para atrair novos blogueiros.

    Abraço

    ResponderExcluir
  15. Eu vivo na massa da mídia, ganho muito dinheiro e você... Bem, e você não tem nada. ASPOBVNASOIPVGNJIASNOGSAGHJ

    ResponderExcluir
  16. Ahh.. Quer um site pra passar o tempo e da sua altura?? www.discoverykidsbrasil.com

    ResponderExcluir
  17. Vixi, tá pegando fogo aqui!!! [2]

    ResponderExcluir
  18. Vixi, tá pegando fogo aqui!!![3]
    Não acho que esta discussão precisava ir para este ponto... Vamos esperar as proximas postagens do Thiago e, somente depois delas, continuar o assunto. Ele mesmo citou que faria postagens futuras que abordariam mais este assunto.

    ResponderExcluir
  19. Ahn, Thiago, eu creio que o respeito é importante numa discussão como esta, e todos os comentários tiveram um pouco de falta de respeito. A midia de massa induz sim, mas, já é um processo que está implícito (com sentido de 'incluso') no nosso modelo de sociedade. Vamos ser práticos e comentar apenas a postagem e, não exatamente apenas criticar o ponto de vista alheio. Creio que este espaço existe para discutir pontos de vista e, não apenas para a crítica. E, desculpe a Carol por meu comentário. Eu simplesmente expûs meu ponto de vista. E, os filósofos citados, o foram por ser clássicos. Mas, não são apenas eles que discutem a mídia de massa. Concordo com ela quando disse que, às vezes, as pessoas somente criticam. "É muito fácil criticar as novelas, se impor como "anti-Global" ou qualquer merda pseudo-revolucionária.". Concordo em partes. Porque creio que nós, como acadêmicos de Jornalismo devemos sim dissecar a indústria cultural (desculpe, foi meu lado biólogo... hehe) e compreendê-la. Sim, trabalharemos para ela. Mas, creio que a ética, os princípios que aprendemos aqui vão ser essenciais, ou, ao menos deveriam ser. Nós como jornalistas podemos não mudar o mundo. Como pessoas podemos não mudar o mundo também. Mas, ao menos não ficaremos com a consciência pesada por tê-lo piorado. Este é meu ponto de vista. Acho que é só...

    ResponderExcluir
  20. P.S.: Thiago, você tem de criar polêmica assim é no Digital Inclusa (htpp://digitalincluida.blogspot.com) ou no Os Irresponsáveis (http://osinresponsaveis.blogspot.com/)...

    Convido a Carol e todos que comentaram aqui a comentar lá também...

    ResponderExcluir