quarta-feira, 20 de maio de 2009

' Exclusão Digital '

A inclusão digital é primordial para uma democracia e desenvolvimento social, e apesar de termos acesso a internet não podemos ser utópicos de acreditar cegamente que há uma inclusão total e para todos dos aparelhos digitais.
Ferramentas digitais são
computadores, DVDs, vídeo digital, som digital, telefonia móvel e outros.
Infelizmente não são todas as pessoas que tem acesso a esse tipo de ferramentas.
É inevitável dizer que as classes mais pobres têm menos acesso as tecnologias digitais. Apesar de hoje a desigualdade digital ser menor, não podemos pensar que ela não exista, pois existe sim, e isso é um problema grave.
Uma pessoa incluída digitalmente não é aquela que necessariamente acessa a internet ou tem um celular. Para uma pessoa ser totalmente incluída nesse mundo digital, precisa dominar , pelo menos ter noções básicas, e tem que utilizar essas tecnologias ao seu favor e para facilitar seu dia-a-dia. Se uma pessoa apenas acessa a internet, mas, por exemplo, não domina um computador para chegar a informação que deseja na rede, então ela não está incluída digitalmente como se pensa.
Sabe o que é mais engraçado??
É que para passar a imagem de que a África está "informatizada" , eles colocam uma foto de um cidadão africano usando um computador ou celular, mas será que é isso o que eles realmente precisam nesse exato momento?














Acho que não.
A Informatização de um país tem que vim como beneficio e depois que uma estrutura toda tiver sido implantada. Por exemplo, na África não precisa de internet e computador para todos se não tiver saneamento básico, energia ou escolas de qualidade.
Vendo essa foto temos a falsa impressão de que lá chegou o mundo da internet e está acessível a todos, mas isso não é verdade. A internet lá e em quase todo o mundo não é acessível a todos.
Não precisamos ir tão longe para sabermos que nem todos desfrutam dessa arma sem limites que é a internet. Esse gráfico pode nos mostrar melhor o que estou tentando dizer:







Esse gráfico foi feito em 2005, hoje as coisas mudaram um pouco, mas não muita tanta coisa assim. O que está claro nesse gráfico é que : O acesso as ferramentas digitais estão maiores nas regiões mais ricas do país. Os cinco estados mais incluídos são o Distrito Federal, São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Paraná, e os cinco mais excluídos são o Maranhão, Piauí, Tocantins, Acre e Alagoas. Isso prova que a pobreza e a baixa escolaridade influenciam sim no acesso as tecnologias de "interligação" mundial.
Em suma, não podemos dizer que há uma inclusão digital completa, pois sabemos que não há. Mas , ao contrário da desigualdade social, que só cresce, a desigualdade digita tende a diminuir cada vez mais. Quando essa tal desigualdade chegar a zero, em algum tempo bem distante, pra não dizer nunca, podemos dizer que há uma Inclusão total das ferramentas digitais, mas enquanto isso, vamos checando nossos Emails , néh??

---------------------------------------
Referências Bibliográficas :
WIKIPÉDIA :
http://pt.wikipedia.org/wiki/Exclus%C3%A3o_digital
http://pt.wikipedia.org/wiki/Inclus%C3%A3o_digital

http://www2.fgv.br/ibre/cps/mapa_exclusao/apresentacao/Texto_Principal_Parte1.pdf

-------------------------

Escrito por : Thiago Martins

Nenhum comentário:

Postar um comentário